Biografia e Discografia


Mais Sobre o:

Jorge 
Mateus

Amizade, trabalho, diversão e amor à música são os ingredientes que unem a jovem dupla Jorge & Mateus,  a qual é hoje presença indispensável em qualquer grande evento country/sertanejo do país.

Após dois anos se apresentando em bares, festivais e casas de shows de diversas regiões,  em 2007, Jorge e Mateus viram o sucesso chegar a galope no lançamento de seu primeiro CD e DVD "Jorge & Mateus - Ao Vivo em Goiânia", que teve como um dos principais destaques a música "Pode Chorar", que sem dúvida fez com qua a dupla despontasse por todo o país.


"Nosso primeiro CD demo foi gravado na garagem da casa do Mateus. O segundo já foi produzido pelo Pinócchio [tarimbado produtor e arranjador do segmento sertanejo] e nossa agenda de shows não pára. Estamos muito felizes", comemora Jorge após o lançamento do primeiro álbum da dupla.

Logo que resolveram juntar as violas profissionalmente - antes, tocavam separados em festas de amigos -, Jorge e Mateus passaram a compor. Fiéis à tradição sertaneja goiana, a dupla também adicionou ao som influências mais contemporâneas.

"Escolhemos músicas de nossa raiz, com muita viola e sanfona caipiras, canções que sempre gostamos de escutar, além de novas influências, como o axé e o forró", conta Mateus.

"Apostamos em um som mais pop, com variações de ritmos. Nosso público é jovem, entre 15 e 30 anos, e não o das duplas convencionais. Fazemos shows em muitas festas de colégios e universidades porque quem curte nosso som tem uma cabeça mais aberta em termos musicais", completa Jorge. 

"O Brasil é enorme e existe um mercado paralelo muito forte", conta Jorge.

Eles também pinçaram do repertório de Bruno & Marrone músicas como "Tem nada a Ver", faixa que abre o CD e DVD ao vivo, gravado na casa de shows Burro Preto.  

"Esta música eles gravaram há dez anos e passou despercebida. Demos uma nova roupagem, mais animada, e ficou com a nossa cara".

Conhecidos pelo alto astral nos shows, Jorge e Mateus são fãs assumidos do trabalho da antiga dupla João Paulo & Daniel. Do repertório deles, selecionaram "Te Cuida Coração e Tá Faltando Amor", a última, canção romântica que ouviam desde adolescentes.

"É uma canção composta pelo cantor Daniel, juntamente com Pinócchio, que já lançou muitas duplas e é um profissional muito inteligente, tem a cabeça aberta musicalmente".

As canções autorias do álbum – cinco ao todo – foram compostas por Jorge nos últimos dois anos.

"São letras autobiográficas, experiências que vivenciei. Agora já estou escrevendo mais sobre outros fatos e situações", diz ele, que prefere temas românticos com um ritmo mais animado. "É uma mistura que dá certo. A turma se diverte nos shows e também pensa na mensagem".

É o caso de "Querendo te Amar", preferida das meninas, uma declaração de amor em tom pop, e "Goiânia me Espera", um animado arrasta-pé comandado pela sanfona caipira de Pinócchio, que também emplacou no CD o bailão "Cavaco de Pau". Jorge, porém, não esquece das composições românticas. "Castigo" e "Fogueira", sobre desencontros amorosos, e "De Tanto Te Querer", um lamento saudoso pela moça que se foi, vão ajudar os fãs a confortarem os corações machucados. Mateus também tem a canção "Traz Ela De Volta Pra Mim" de autoria própria. Além das composições próprias da dupla, o CD e DVD ainda conta com as inéditas "Me Leva" (Marcelo Dinelza) e "Te Amo Tanto Que Nem Sei" (Priscila Barutchy) responsável por vários sucessos nas vozes de Bruno & Marrone, KLB, entre outros.

Para valorizar as raízes, Jorge e Mateus incluíram no repertório a moda de viola "Paixão Goiana", da dupla tradicional Ronaldo Viola & João Carvalho, sobre as andanças pelos interiores do Brasil tocando até o sol raiar.

"A música cita várias cidades pequenas por onde já passamos e termina em Itumbiara, nossa casa", explica.

Outra moda de viola bastante conhecida pelas estradas país afora é "Espinho na Cama / Avião das Nove", uma das preferidas da dupla.

"Esta música lembra nossa infância, quando começamos a tocar".

O projeto também conta com um pout porrit de pagodes embalados pela tradicional Viola Caipira, homenageando e recordando alguns sucessos da dupla Tião Carreiro & Pardinho, dentre outras. Já a faixa "Do Brasil a Argentina (tô indo te buscar)" lembra as festas entre amigos da faculdade de Direito, em Ituiutaba e Itumbiara, onde Jorge cursou até o nono período.

"Mateus fez Agronomia em Uberaba e Goiânia e também não se formou. Mas incluímos a música no disco", conta Jorge.

Para consagrar de vez a carreira da dupla, um novo CD e DVD foram lançados no ano de 2009, também produzido pelo Maestro Pinócchio, "Jorge & Mateus - O Mundo é Tão Pequeno".


Uma das primeiras músicas a despontarem neste novo álbum, sem dúvida, foi "Vou Fazer Pirraça". O sucesso da música foi tão grande, que virou até Axé ao lado de Durval Lelys, vocalista do grupo "Asa de Águia", dando origem a um novo projeto da dupla, o "Jorge & Mateus - Elétrico".


Muitas outras canções deste novo CD e DVD também viraram sucesso. "Mistérios" e "Espelho" foram as próximas a cair no gosto do público."Um Dia Te Levo Comigo" chegou de mansinho e também conquistou. Nessa mesma levada meio romântica, "Onde Haja Sol" continuou sendo executada até o fim da turnê deste CD e DVD. A música tema do CD e DVD, "O Mundo é Tão Pequeno", também é sucesso e continua sendo executada nos Shows. E quem não gosta de ouvir a hora em que o Mateus diz: "Se Eu Pedir, Cê Volta"?

Uma canção, que talvez tenha pego a dupla de surpresa, foi "Eu Respiro Você". Esta não fez parte do CD, apenas do DVD, e não era executada no início da turnê deste álbum. Porém, o sucesso da música era tão grande, que a mesma começou a ser pedida, e logo entrou para o repertório da dupla.

E prá quem gosta de um forrózinho, Jorge & Mateus nunca deixam a desejar, emplacaram neste novo CD e DVD as músicas "Só Falta Você" e "Amor Covarde", e a última música de trabalho da dupla neste álbum,"Voa Beija-Flor".

Além destas músicas, outras como "Mania de Te Amar" e "Fale Um Pouco Comigo" também merecem destaque.

A fim de integrar os sucessos desses dois últimos albúns, em 2010, Jorge & Mateus lançaram o CD e DVD "Jorge & Mateus - Ao Vivo Sem Cortes", que traz uma apresentação daquilo que durante muito tempo foi o repertório da dupla nos Shows.

 

E para finalizar o ano de 2010 com "Chave de Ouro", a dupla acaba de lançar o seu mais novo CD, "Jorge & Mateus - Aí Já Era".


A primeira novidade do CD fica por conta da produção. Um novo personagem entra na história e carreira da dupla Jorge & Mateus, o produtor Dudu Borges.

Com 14 faixas, o novo CD de Jorge & Mateus já tem dado o que falar. "Amo Noite e Dia" já é executada em todas as rádios do país. "Tempo ao Tempo", a segunda música que o público pode ter acesso, também já vem conquistando.

O CD já começa com uma pegada bem prá cima, com a música "Seu Astral". Um pouco ainda nessa mesma levada, outra música que também já conquistou o público é "1000 Anos", composição da própria dupla. "Se Eu Chorar", composição do Jorge, é outra que também agrada muito o público. "Vestígios", composição do Mateus, também já é bastante comentada. Além disso, tem a "Volta Prá Minha Vida", que também agrada ao público.

Os famosos "xotezinhos" também não deixam a desejar. "Chove" já parece ser um daqueles que a dupla utilizará como música de trabalho. Um pouco nessa mesma linha, "Esquece o Medo" também agrada. "Cilada", com uma pegada um pouco mais tranquila, também composição da dupla, é uma que também já conquistou o público.

Duas com um estilo mais, poderíamos dizer "axé" e "reggae", respectivamente, são "Alguém no Seu Lugar" e "Refém".

A única mais "caipira", em uma levada mais "viola" é a música "Prá Ter o Seu Amor", que diga-se de passagem foi um grande acerto nas mãos do Jorge, Dudu Borges, Wendell Vieira e Fred.

E a música que parece ser a aposta da dupla neste novo albúm, diga-se pelo nome do mesmo, é "Aí Já Era". Uma música lindíssima, romântica, com um teclado ao fundo que derruba qualquer coração apaixonado, veio para conquistar um público ainda maior, fazendo com que aqueles que ainda não são amantes da dupla se tornem, e aqueles que já são, se apaixonem mais ainda.

Agora é esperar para ver a repercurssão desse novo trabalho da dupla, para continuar contando a história dos dois pelo Brasil e pelo mundo.